Aportes > Materiais
A IDADE DA MADEIRA
A Madeira está desde sempre nas nossas vidas e por isso a Idade da Madeira não está restringida a um período histórico determinado.
A Idade da Pedra Lascada; a Idade da Pedra Polida...a Idade dos Metais são estágios conhecidos na civilização do homem formando parte de nosso passado remoto.
Contrariamente a Idade da Madeira se confunde com a própria existência do homem.
Qual é o mistério dessa substância vegetal, mais ou menos dura, compacta e fibrosa, que nos serve frente às nossas necessidades de resistência, de privacidade, de comunicação e de beleza...?
Sua origem orgânica nos reserva as surpresas dos seres vivos. Não existe um igual ao outro. Que imaginação humana, por mais fantasia que possua, poderia desenhar as veias da madeira? As nuances de suas cores?
Que outro material pode oferecer as possibilidades de corte, serrado, polimento, desbaste, esculpido, pintado, lustrado... mantendo suas nobres condições de trabalho e mostrando e realçando simultaneamente toda a sua beleza natural.
O nosso abrigo, o construído por nós, sempre teve dois materiais permanentes: a terra feita barro, cru ou cozido...e a Madeira.
Essa cumplicidade milenar colocou para sempre nos sonhos do espírito humano a Cerâmica e a Madeira como símbolos de nosso habitat.
A imponência de um telhado descansando, calmo e seguro sobre uma bela estrutura, com vigas e caibros de fibrosa e resistente madeira entrelaçando-se, nos proporciona o refúgio que nosso descanso reclama.
O Fogo, outro cúmplice milenar, aceso duma lareira de tijolos, explodindo toda sua magia nas mil cores que nosso piso de madeira encerada deixa-o refletir, nos proporciona aqueles raros e intensos momentos de felicidade.
E essas obras de arte, essas lâminas de madeira com mestria trabalhadas e acabadas que chamamos de portas, se abrem ou fecham ao nosso capricho, nos deixam ao mundo sair, mas também nos recebem, sempre majestosas, para se fechar em nossas costas defendendo com sua fortaleza e sua beleza o nosso inalienável direito à privacidade.
Fotos correspondentes a obras do autor do site |