Realizações > Relação de Instituições
REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES
ANTECEDENTES
A Catedral de Pedra da cidade da serra gaúcha, Canela, dispensa apresentações. Declarada 7ª maravilha brasileira e ganhadora do 2º prêmio nacional 2011 da Abilux é um dos prédios mais fotografados do sul do Brasil.
Canela tem vocação turística, então isso tem sentido para toda a comunidade canelense. Motivo de orgulho e satisfação independente de credo.
Desde meu ponto de vista, a Igreja também é parceira com a sua cidade nesses aspectos.
Toda essa promoção reconhece como fato anterior a existência do prédio da Catedral, que não é outra coisa que a casa da Igreja.
Isto é um lugar de devoção e do acontecer da liturgia católica.
Sua existência não se deve ao turismo e pelo contrário muitos visitantes chegam à Canela para conhecer o templo que é sem lugar a dúvidas uma criação coletiva da comunidade canelense.
Minha relação pessoal com a cidade é antiga e tenho executado trabalhos profissionais e realizados propostas urbanísticas que a tem como cenário.
Foram esses trabalhos que fizeram que meu amigo, o Vereador Eno Web (o Webinha) me convidasse, no mês de março de 2011, a ter uma conversa com o Pároco de Canela, Padre Juscelino Brazeiro Junior, o Sr. Wanderley Rigotto e o Sr. Pedro Boniatti presidente e membro do Conselho Administrativo Paroquial respectivamente.
Em dita oportunidade me foi apresentada a ideia de revitalizar a Praça da matriz da cidade, que não incluía nenhuma ação na catedral propriamente dita.
Aceitei o oferecimento e me responsabilizei num primeiro momento pela elaboração dos croquis preliminares os que seriam apresentados à Comissão para sua apreciação e análise.
Esses estudos iniciais foram aprovados e o trabalho continuo adiante, sendo finalizado o correspondente anteprojeto em dezembro de 2010.
A apresentação a IMPRENSA REGIONAL foi realizada em primeiro lugar na Casa Paroquial e à comunidade canelense na Casa de Pedra, nos dias 16 de fevereiro e 2 de março do corrente ano respectivamente.